Passagem de Comando do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA).

Coluna ¨Convés Principal¨- (CLC) Ricardo Monteiro

Vice-Almirante Edgar sendo acompanhando pelos Comandantes Josué e Enes.

A “Universidade do Mar” se despediu de um grande Comandante e deu as boas vindas a outro, que com certeza fará história, como os seus antecessores.
O Capitão de Mar e Guerra Josué Fonseca Teixeira Júnior transmitiu o cargo de Comandante do “Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar” (CIABA) ao Capitão de Mar e Guerra João Orlando Enes Prudencio, que chegou a Belém com os melhores propósitos.
A importante Cerimônia ocorreu na manhã de terça-feira (18), sendo presidido pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, contando com as presenças de autoridades civis e militares, além de membros da Comunidade Marítima e da Soamar.
O Comandante Josué, transferido para o Rio de Janeiro (RJ), estará presente no “Curso de Política e Estratégias Marítimas” (C-PEM) da “Escola de Guerra Naval” (EGN). Durante os últimos dois anos, destacou-se pelo combate e enfrentamento a pandemia de Covid-19, além das inaugurações de várias salas e prédios, como o Planetário, próximo ao Grêmio dos Alunos “Savi”.
Em sua despedida, o CMG Josué enalteceu os colunistas Luiz Omar, Edson Sabbá, Luis Celso e Ricardo Monteiro pela divulgação das atividades do Centro de Instrução.
A coluna deseja boa sorte ao Comandante Josué, na esperança de podermos nos encontrar no Rio de Janeiro, em sua próxima comissão, bem como dá as boas vindas ao Comandante Enes, que agora segura o timão de uma importante Organização Militar formadora e aperfeiçoadora da mão de obra para a Marinha Mercante Brasileira.
Infelizmente o colunista não pôde comparecer ao evento em virtude dos problemas ocorridos na ponte de Outeiro, porém recebeu mensagem atenciosa do CMG Josué. (Fotos: (Luis Celso e CF-RM1 Ricardo Rebelo).

Guarda de Honra da Passagem de Comando do CIABA.

CMG Enes, Luiz Omar, CMG Josué e o colunista

CMG Josué enalteceu os colunistas Luiz Omar, Edson Sabbá, Luis Celso e Ricardo Monteiro em sua despedida.

Autoridades civis e militares, além de membros da Comunidade Marítima e Somar prestigiaram o evento

CMG Josué recebendo sua flâmula de Comando.

CF-RM1 Ricardo Rebelo, Orson Feres (Soamar-Brasil) e CMG Josué.

CMG Josué com o Mestre CLC Garcia.

Participação de Comodoro da Marinha Mercante Brasileira em rádio no Rio de Janeiro.

No Dia da Marinha Mercante Brasileira, comemorado em 28 de Dezembro de 2021, o Capitão de Longo Curso e Comodoro Francisco Cesar Monteiro Gondar participou, de maneira especial, na Rádio Araruama (FM 98.7), que fica nessa cidade da Região dos Lagos. O tema, que não poderia ser outro, foi sobre a comemoração desta data fazendo parte do Programa do Radialista Marcelo Merecci. Também participaram o Contra-Almirante Alvarenga, Comandante da Força Aeronaval, e o Sr. Pedro Guenes, Presidente da “Sociedade Amigos da Marinha” da Região dos Lagos (SOAMAR-Lagos).

CLC Francisco César Monteiro Gondar na Rádio Araruama

Marabá continua em estado de alerta com as cheias e aumento do rio Tocantins.

O Governo do Estado do Pará Hélder Barbalho já disponibilizou auxílio para as famílias que foram remanejadas para outros locais, em virtude da grande cheia do rio Tocantins, que deixou a orla turística e as moradias imersas.
Uma cena vista nos últimos dias foram os repórteres de várias emissoras de televisão e rádio realizando suas matérias em canoas que passavam no que eram antes as ruas e avenidas. Em alguns locais, somente são visualizados os telhados das residências.
Todos em oração ao povo de Marabá. As ajudas e doações estão sendo realizadas.

Balsa atinge ponte de acesso a Outeiro – Distrito de Belém.

Na manhã do dia 17 de Janeiro, uma segunda-feira, quando a população da Ilha de Caratateua, onde
fica o Distrito de Outeiro, na grande Belém, foi atingida por uma balsa que, segundo testemunhas,
transportava madeira.
Ainda nos relatos, momentos depois da colisão, um dos pilares veio a desabar, causando também
rachaduras e problemas estruturais. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e diversos órgãos,
participaram das perícias e inspeções de avaliação da estrutura, decidindo-se, para segurança da
população, interditar totalmente a ponte.
O Governador do Estado, Helder Barbalho, em uma ação rápida disponibilizou duas balsas para
realizar as travessias de veículos e passageiros. Hoje, conta também com navios (capacidades de
1000 e 600 passageiros respectivamente), além de lanchas rápidas que auxiliam no sentido de
minimizar os transtornos dos moradores de Outeiro.
O colunista sentiu na pele os problemas enfrentados pela população que mora nessa região, uma vez
que também tem residência no Distrito de Outeiro onde, por questão de segurança, encontra-se ilhado.

Rumo Certo.

Atenciosa mensagem do Almirante de Esquadra Alípio Jorge Rodrigues da Silva desejando sucesso ao colunista e sua coluna nesse novo ano. Pessoa de bom coração é outra coisa!

A Tripulação do CLC Luciano Rodrigues navegando pela América Central, no lado do Oceano Pacífico, fará parada no Peru, antes de retornar ao Brasil.

O Governador do Estado Helder Barbalho, em prol da população de Marabá, criando auxílio emergencial para as famílias remanejadas. Nota 10!

O Capitão de Longo Curso Francisco Cesar Monteiro Gondar e o Comendador Rodrigo Agostini entregaram a Medalha de Mérito Tiradentes a Capitã de Cabotagem Mannom Tavares da
Costa.

O colunista Luiz Omar Pinheiro foi um dos agraciados o título de “Amigo do Hospital Naval de Belém”. Parabéns ao amigo.

O bom amigo Comendador Rodrigo Agostini foi agraciado pelo 36º Batalhão da Polícia Militar no Rio de Janeiro. Reconhecimento esse bem merecido.

Pela manhã estará ocorrendo transmissão de Comando da Base naval de Val de Cães (BNVC), onde o Capitão de Mar e Guerra Costeira realizou um grande trabalho.

O Capitão de Mar e Guerra Paiva, pertencente ao “Corpo de Engenheiro e Técnicos Navais”, estará assumindo o Comando da Base. Sucesso para ele!

O colunista teve a grande satisfação e honra em rever o Oficial de Máquinas Raimundo Henrique Trindade do Amaral, conhecido como Oficial Amaral, grande expressão da Marinha Mercante.

Também na Capitania, ao dá entrada nos protocolos de renovações de certificados, o colunista,
anonimamente, foi muito bem atendido pelo MN Trindade. Parabéns a CPAOR! Excelência por
natureza.

NAVEGANDO

Uma correção em edição anterior da: A CLC Hildelene Lobato Bahia entrou para a “EFOMM” do CIABA em 1997, na primeira turma contendo o destacamento feminino e não em 1994 (ano em que o colunista ingressou) conforme publicado. Tive a excelente oportunidade de conhecer todas elas, onde a amizade permanece até os dias de hoje.

O Comando da “4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada” (4ª Bda C Mec), sediado no cidade de Dourados (MS), homenageou um dos grandes heróis da “Força Expedicionária Brasileira” (FEB). No dia 10 de Janeiro, o excombatente Januário Antunes Maciel completou 100 anos. Esteve no 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana (MS), em terras italianas durante a Segunda Guerra Mundial.

No último dia 14 de Janeiro, ocorreu um “Tuitaço”, onde todos os marítimos insatisfeitos com a “BR do Mar”, que tira o emprego dos brasileiros, pronunciaram a uma só voz esse repúdio. Provavelmente mais manifestações virão por aí. O Brasil é nosso e não podemos dá aos estrangeiros. Marinha Mercante também é Soberania Nacional.

O Deputado Federal Sargento Gurgel também a favor em manter os 2/3 da obrigatoriedade de brasileiros em embarcações que porventura vierem a se beneficiar do “BR do Mar”. Ele defendeu a aprovação durante a votação na Câmara e derrubou a alteração feita no Senado. Agora está na luta, ao lado dos marítimos brasileiros, para retirar o veto do Presidente da República.

Muitos órgãos e instituições estão na luta incansável para a derrubada do veto. O Capitão de Longo Curso Carlos Augusto Müller vem se apresentando com disposição exemplar, fazendo o possível e o impossível para garantir que os marítimos brasileiros tenham seus empregos assegurados. A união de todos será um passo importante nessa conquista.

A gloriosa Marinha invicta de Tamandaré, tal qual o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, estão na luta humanitária a favor dos atingidos pelas enchentes nos estados da Bahia e Minas Gerais, arrecadando doações solidárias promovidas pelo Comando do 8º Distrito Naval, com o apoio de vários órgãos e da Sociedade Amigos da Marinha. Outros Distritos Navais também participam ativamente do projeto.

A Força Aérea Brasileira está ofertando 764 vagas para a prestação do Serviço Militar Voluntário, através de processo seletivo para a convocação e incorporação de profissionais de nível médio, em caráter temporário para o ano de 2022, em diversas localidades do território nacional. Informações complementares, bem como o edital, podem ser consultadas no site da FAB.

Verdadeiros Capitães de Longo Curso se encontram nesse momento em Singapura e proximidades, nos timões dos grandes Suezmax e Aframax: Comodoro Renato Ramos Diniz, CLC Marco Antônio Silva Carvalho, CLC Aroldo Caleber Rodrigues Ferreira e CLC Albano Silva Fidalgo. A Bandeira do Brasil hasteada no oriente. Parabéns aos Comandantes e suas tripulações.

Dois grandes Comandantes de nossa Marinha Mercante Brasileira realizaram operação em águas internacionais. O Capitão de Longo Curso Marco Antônio Silva Carvalho (Panda) pôde rever, mesmo de longe, o Capitão de Longo Curso Aroldo Caleber Rodrigues Ferreira. O primeiro comanda um suezmax e o segundo um aframax.

Por falar no Capitão de Longo Curso Aroldo Caleber Rodrigues Ferreira, o Comandante completou no dia 08 de Janeiro de 2022 mais um aniversário, no momento em que seu navio Aframax entrava no Estreito de Málaca, com destino a Singapura. Os parabéns da coluna. (RM).

Fonte: (CCP) (RM) ricerdo.monteirobr@hotmail.com

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios