CMG Enes é o novo Comandante do CIABA

Coluna Navegação em Foco - (LOP) - Jornal O Liberal

O CMG Enes, esposa Lúcia e o colunista Luiz Omar Pinheiro

Na manhã da última terçafeira, durante cerimônia presidida pelo Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Comandante do 4º Distrito Naval, o CMG João Orlando Enes tomou posse como novo Diretor do Centro de Instrução “Almirante Braz de Aguiar” (CIABA), a nossa “Universidade do Mar”. Enes está substituindo o também CMG Josué Teixeira.
A cerimônia contou com um grande número de convidados, entre eles, o Presidente da SOAMAR Brasil, Orson Feres, da SOAMAR-PA, Milva Rebelo – representando o Presidente Relton Osvaldo Pinto; Oficiais do Exército, Aeronáutica e Polícia Militar; Comandantes das OMs subordinadas ao Comando do 4º DN, além de Professores. O CMG Josué Teixeira Junior vai ao Rio de Janeiro participar da turma do CPEM 2022, Curso de Política e Estratégia Marítima da Escola de Guerra Naval.

Momento da transmissão de cargo no CIABA

MilvaRebelo (SOAMAR-PA), CMG Josué e Orson Feres (SOAMAR-BRASIL)

POSSE DO NOVO COMANDANTE DO ESQUADRÃO DE HELICÓPTERO

Dando continuidade a troca de Comando nas Organizações Militares subordinadas ao comando do 4º
Distrito Naval, o Capitão de Fragata Rodrigo Gerundo Cavalcante dos Santos assumiu na última terça-feira, 18, o Comando do 1º Esquadrão de Helicóptero de Emprego Geral do Norte, substituindo o também Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz.
A cerimônia de posse foi presidida pelo Comandante do 4º DN, Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e aconteceu no Hangar HU-41 do Esquadrão de Helicóptero.

Capitão de Fragata Wesley Gonçalves da Cruz, Comandante do 4º DN Vice-Almirante Edgar e Capitão de Fragata Rodrigo Gerundo Cavalcante dos Santos

POSSE DO NOVO CAPITÃO DOS PORTOS DO AMAZONAS

Tomou posse no último dia 18, na sede da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, o novo Capitão dos Portos CMG Marcelo Fontes Dorneles, em substituição ao também CMG Paulo Roberto de Oliveira Ferreira Junior. A cerimônia foi presidida pelo Vice-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa, Comandante do 9º Distrito Naval. A solenidade foi prestigiada pela comunidade marítima do Estado do Amazonas, pelas Autoridades locais, SOAMAR-AM representada pelo Presidente Sergio Viana, SOAMAR-Brasil pelo Presidente Orson Feres, e pelos três presidentes das Empresas de Praticagem da ZP-02, Paulo Bernardes da Praticagem de Manaus, José Silva e Gilberto Coelho da Praticagem Proa.

Paulo Bernardes – Diretor Presidente – Praticagem de Manaus; José Silva – Diretor Presidente – Proa; Comandante 9º Distrito Naval (Vice-Almirante:Ralph Dias da Silveira Costa), CMG Marcelo Fontes Dornellas (Novo Capitão dos Portos), João Coelho – Diretor Proa; Sergio Viana – Presidente Soamar-AM.

MARES & RIOS

O Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, que estará deixando o I COMAR dia 9 de fevereiro, em conversa com o colunista, falou que ficará com muita saudade da culinária paraense. Por conta disso, estaremos providenciando um saboroso pato no tucupi para que o nosso Brigadeiro saboreie antes de deixar a capital paraense.

No último final de semana, o Almirante de Esquadra (R1) Alípio Jorge esteve na capital paraense, onde reuniu com um grupo de amigos para agradecer o apoio recebido quando esteve ao comando do 4º Distrito Naval.

O colunista esteve ontem na ESG (Escola Superior de Guerra), no Rio de Janeiro, acompanhado do Delegado da ADESG-PA, Dr. Madson Brandão, prestigiando a posse do novo presidente da ADESG-NACIONAL, Coronel Antonio Celente Videira.

Assim como o Comandante Josué, a CMG (MD) Mônica Luna e o CMG (IT) Luiz Otávio estão sendo movimentados para a EGN (Escola de Guerra Naval), no Rio de Janeiro, participaram do Curso de Estratégia Política Marítima, o CEPM 2022.

O Juiz José Torquato é um dos grandes incentivadores do esporte mosqueirense. Ele faz questão de ir aos eventos esportivos da ilha para prestigiar. O magistrado atuou como goleiro nos anos 70 pelo Paysandu. Era conhecido como “Thor”, o “Rei da Curuzú”, onde fez inesquecíveis defesas.

O Juiz de Direito do Mosqueiro José Torquato prestigiando o esporte na Ilha

Fonte(CNF) (LOP) luizopinheiro@gmail.com

Por (LCN) @luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios