Embarque simultâneo com dois carregadores de navio torna exportações via Tiplam ainda mais ágeis

Técnica proporciona uma taxa efetiva de 4.400 toneladas a cada hora nos embarques de açúcar e grãos;

Transformar a logística nacional com o aumento de eficiência nas operações é uma das premissas da VLI, companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos. Para proporcionar ainda mais agilidade nas atividades de exportação do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), a empresa implementou um sistema de embarque simultâneo com dois carregadores (ship loaders) em um mesmo navio, aumentando exponencialmente a produtividade nos embarques de açúcar e grãos. Por meio da técnica, as operações alcançam uma taxa efetiva de carregamento de 4.400 toneladas por hora, fazendo dos embarques no Tiplam os mais ágeis para insumos do gênero. Este parâmetro representa um ganho de até 24 horas nos embarques em um navio que transporta 60 mil toneladas em comparação com os carregamentos que utilizam um único ship loader.

A eficiência é a principal estratégia da VLI para gerar valor ao negócio. Apenas em 2020 nossas atividades portuárias movimentaram mais de 60 milhões de toneladas de insumos. Cerca de 20% da safra brasileira de grãos e açúcar é movimentada pela companhia. Este número representa o quanto a eficiência nas operações é importante para a balança comercial brasileira”, afirma o gerente-geral de Operações do Sistema Sudeste, Denílson Fernandes.

O novo procedimento foi estudado em conjunto pelas áreas de Operação e Manutenção e, em setembro deste ano, foi realizada uma operação teste que confirmou os indicativos de aumento de eficiência previstos. Cada carregador tem capacidade para escoar até 3 mil toneladas por hora e, para viabilizar mais agilidade no processo de manejo e carregamento das embarcações, é preciso mensurar e considerar as características de cada navio, uma vez que é necessário retirar água na mesma velocidade com a qual se executa o despejo de grãos no interior.

Responsável por 23% da soja e do milho exportados pelo Brasil, além de 20% da safra de açúcar e grãos, o Tiplam responde também por 22% de todo o açúcar exportado pelo Porto de Santos e tem se consolidado como um ativo referência no sistema logístico nacional, fruto de investimentos contínuos, que somam R$ 4,5 bilhões, nos últimos anos. A atividade da VLI em território paulista gera 2 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Mesmo em 2021, ano extremamente desafiador para as economias brasileira e mundial, mais de 120 novos empregos foram criados pela companhia em São Paulo.

O Tiplam movimentou, em 2020, 12,6 milhões de toneladas entre grãos, açúcar e fertilizantes. Esse volume é 16,3% maior que as 10,9 milhões de toneladas movimentadas no terminal em 2019 e 31,4% maior que os 9,6 milhões movimentados em 2018. No terminal, a integração com o modal ferroviário e a chegada de 100% da carga exportada pelos trilhos torna o processo de escoamento de produtos mais ágil e permite, por dia, o recebimento médio de seis composições, cada uma com 80 vagões, responsáveis pela entrega de 35 mil toneladas entre açúcar e grãos (no período da safra).  

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: Logística e Negócios

Por (LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios