Fuzileiros Navais participam da segurança do Círio de Nazaré

Coluna Navegação em Foco - Jornal O Liberal

Apesar de não haver pelo segundo ano consecutivo a grande procissão do Círio de Nazaré por causa da pandemia, cerca de 400 mil pessoas foram às ruas de Belém no domingo passado. Para reforçar a segurança, especialmente no tradicional percurso do Círio, 100 Fuzileiros Navais do 2° Batalhão de Operações Ribeirinhas (2°BtlOpRib). O batalhão é comandado pelo CF Fuzileiro Félix, subordinado ao Comando do 4ª Distrito Naval, comandado pelo Vice-Almirante Valter Citavicius Filho.
O Círio chegou à edição 299° e acontece desde 1793. Há dois anos, antes da chegada da pandemia, reunia mais de dois milhões de fiéis que caminham 3,8km da Catedral Metropolitana de Belém até a Basílica Santuário de Nazaré. O apoio dos fuzileiros é fundamental para garantir que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora chegue até o destino, a Praça Santuário.

RECORDAR É VIVER –

Os Práticos Valter Reis e Evandro Rebelo: homens de grandes Histórias

Práticos Valter Reis (a esquerda) e Evandro Rebelo no passadiço de um navio Mercante em viagem no Amazonas.

Escrever a sessão “Recordar é Viver”, para mim, é muito prazeroso, principalmente quando escrevo histórias ligadas à praticagem da Bacia Amazônica. Pois, neste momento, sou transportado no tempo, e revivo momentos que agora são apenas lembranças.
Na foto, dois grandes práticos do Rio Amazonas, que foram os meus mestres, homens que conheciam o Rio Amazonas como a palma de suas mãos. Ambos trabalharam por mais de 50 anos na profissão de prático, e serão lembrados eternamente por todas as gerações.
O Prático Evandro Rebelo já teve sua história contada aqui. E estamos preparando a história do Prático Valter Moura Câmara dos Reis. Mas vai um spoiler: Valter Reis teve a honra, juntamente com o colunista, de estar a bordo, na função de Prático, no Iate Real Britânia, quando de sua estada no Amazonas, conduzindo o Príncipe Charles e a Princesa Diana. Aguardem.

Pescador ou Prático ?

Práticos Valter Reis (a esquerda) e Evandro Rebelo no passadiço de um navio Mercante em viagem no Amazonas.

O Prático da ZP-1, Alvim Spinola, vem contando grandes histórias do novo hobby: a pesca esportiva. Na foto, que revela certa facilidade do nobre amigo em segurar uma pescada amarela de 18kg, confirma que não é história de pescador.

Mares & Rios

Em viagem de retorno para o Brasil no N/T André Rebouças, o Comandante Ricardo Monteiro, juntamente com a tripulação comemoraram, na terça passada, o Dia do Mar. A comemoração foi criativa: foi realizado um concurso de redação, com o tema “O mar como fator de desenvolvimento da nação.” Os participantes do concurso receberam certificados e as medalhas serão entregues na chegada ao Brasil.

A cerimônia em comemoração ao aniversário do CIABA, que estava programada para acontecer ontem, foi adiada para 19 de outubro. Na ocasião, também irá ocorrer a entrega de certificados de amigos da Universidade do Mar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos (CONTTMAF) encaminhou ofício ao Ministério da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, manifestando a preocupações dos marítimos com o futuro da Marinha Mercante Brasileira, caso o texto do Projeto de Lei 4.199/20, conhecido como BR do Mar, seja aprovado com as alterações propostas recentemente pelo Senado.

O Comandante Rodolfo Nóbrega, Presidente da Federação dos Marítimos do Estado do Pará, juntamente com outros lideres sindicais, vão se reunir nesta semana, para elaborarem as propostas que serão apresentadas às autoridades marítimas sobre a formação dos marítimos fluviais.

Além de combater as ameaças, o Poder Naval também é símbolo de esperança. De acordo com balanço divulgado, só no mês de setembro, o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” finalizou mais uma missão na Região Amazônica, realizando mais de mil atendimentos médicos e odontológicos.

Fonte (CNF) luizopinheiro@globo.com

Por (LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios