DNIT emite Ordem de Serviço para monitoramento hidroviário do Rio Tocantins

Trabalho fornece suporte técnico para tornar a operação mais confiável e segura.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) emitiu, neste mês, Ordem de Serviço para a execução do Plano de Monitoramento Hidroviário (PMH) do Rio Tocantins (HN- 200). A partir da medida, a empresa contratada já pode iniciar o levantamento de dados necessários para ampliar as informações sobre as principais vias navegáveis do Arco Norte do Brasil.

O PMH será executado em dois lotes da hidrovia: o primeiro fica entre os municípios de Cametá e Tucuruí, no Pará, com custo de R$ 6,3 milhões e vigência de cinco anos; e o segundo fica entre a Ilha Bogea e o município de Imperatriz, no Maranhão, com o mesmo prazo de execução e custo de R$ 5,7 milhões.

Por meio do plano, será possível monitorar as condições de navegação e atualizar as principais informações de profundidade ao longo do canal navegável do Rio Tocantins. E com os dados consolidados, as equipes do DNIT também realizam estudos para planejar futuras intervenções na hidrovia, como sinalização, dragagem e derrocagem.

O levantamento de dados para monitoramento hidroviário proporciona conhecimento contínuo e consolidado sobre a hidrologia, hidrografia, hidrodinâmica e geomorfologia fluvial do rio. Com os serviços, as equipes da Autarquia tornam a operação mais confiável e segura para os usuários, com reflexos positivos no transporte de cargas da região e o efetivo crescimento do modal hidroviário na matriz de transportes nacional.

Rio Tocantins – Com cerca de 2.400 km de extensão, o Rio Tocantins é o segundo maior curso d’água 100% brasileiro e uma via fundamental de escoamento da produção da região. Nasce entre os municípios goianos de Ouro Verde de Goiás e Petrolina de Goiás, atravessa Tocantins, Maranhão e tem sua foz no Pará, próximo à capital Belém. O rio também pode ser chamado de Tocantins-Araguaia, por se encontrar com o rio Araguaia entre Tocantins e Pará.

Fonte: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

(LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios