PELO SEU ESPECIAL CONTEÚDO PUBLICAMOS NA ÍNTEGRA A MENSAGEM RECEBIDA DE UM EX TRIPULANTE DO NT “ABDIAS NASCIMENTO”.

Coluna - CLC - Ricardo Monteiro

Por:
FRANCISCO MENDESSOHN
Militar RM1 da Marinha do
Brasil. Ex CDM/BBD da
Petrobrás – Transpetro.
Ex Professor Universitário de
Direito Penal e Processo na
IESGO-GO, Anhanguera–GO.
Ex Monitor Universitário do
Sub Procurador Geral da
República, Dr. Humberto
Jacques de Medeiros,
Legislação Administrativa
UNB.
Ex. Conciliador do 1º Juizados
Especial Cível–TJDFT.
Formando em Direito pela
UniCEUB. Pós-graduado em
Direito Penal e Processo
Penal–UCM. Pós-graduado em
Direito Penal e Processo UDF.
Pós-graduado em Direito
Internacional – Universidade
Cruzeiro do Sul. Atualmente é
Assessor Militar no Programa
Nacional das Escolas CívicoMilitares–PECIM, Ministério da
Educação e Cultura – MEC.

O “Portal da Navegação” e o “Luis Celso News” certamente causam orgulhos a Comunidade
Marítima. Não é apenas a homenagem que traz alegria. É, antes de tudo, o reconhecimento do
trabalho dedicado. São sites e jornais que fazem partes da vida dos navegantes na comunidade
paraense, brasileira e internacional. Por trás da imprensa há pessoas envolvidas como é o caso do
Comandante Ricardo Monteiro, sempre com o intuito de levar informação, trazendo empatia a
comunidade a qual faz parte (Marinha Mercante).
É uma coluna pertencente aos sites empreendidos no exercício da atividade de comunicação. O
“Portal da Navegação” e o “Luis Celso News” são sites que focam principalmente em assuntos
atinentes as atividades do homem do mar. São sites que norteiam a ética, a veracidade, a
transparência, a imparcialidade e o respeito ao próximo. Estou certo, não é sensacionalismo que
move a coluna do Comandante Ricardo Monteiro. Haja vista que circular informação enriquece o
saber, pois informação é um direito de todos. O direito à informação é considerado
um direito fundamental numa sociedade democrática. Há uma relação direta entre a obtenção
de informações e a cidadania. No Brasil, o direito à informação está previsto na Constituição
Federal, isto é, é um direito desde 1988.

A coluna do nobre Comandante se reformula a todo o momento, chegando até as pessoas nas
diversas plataformas e redes sociais. A coluna prepara conteúdos exclusivos e está sempre
interagindo com quem acompanha o jornal.
Estou certo, que a satisfação da comunidade marítima é imensa, porém, há outro sentimento
transbordante: A gratidão dos leitores por essa coluna.
O que seria dos navegantes se não existissem veículos de comunicação como este? Deixo a
pergunta no ar.
Avante e sucesso ao Colunista RICARDO MONTEIRO.

NORSUL DIVERSIFICA ATIVIDADES PARA GARANTIR
LOGÍSTICA MODAL.

A Norsul anuncia seu reposicionamento como empresa de logística, passando a atuar nos modais
ferroviário e rodoviário, armazenagem de cargas e projetos especiais, com logística integrada de
ponta a ponta.
A Norsul foi criada em 1963 e tem como objetivo ser a melhor e mais desejada opção de logística
aquaviária da América do Sul, oferecendo aos seus clientes confiança eficiência e sustentabilidade
no transporte de cargas.
Sua frota tem capacidade de transporte de 290 mil toneladas de porte bruto, distribuídas em 24
embarcações de bandeira brasileira. Somando os navios de bandeira estrangeira de suas
subsidiárias, a empresa controla cerca de 30 embarcações com capacidade total superior a 500
mil toneladas de porte bruto.
A frota de empurradores oceânicos e navios próprios de carga seca podem viabilizar todo tipo de
transporte de cargas, entre outras, celulose, madeira e produtos siderúrgicos de aço.
Fonte: “Portos e Navios” e site da “Norsul”.

NAVEGANDO

O Capitão de Longo Curso Alvaro José de Almeida Júnior, atual Presidente do “Centro dos Capitães da Marinha
Mercante” (CCMM) tem um slogan bastante interessante e tudo de acordo com a profissão: “O mar é nosso
compromisso e as estrelas a nossa esperança”.
O “Centro dos Capitães da Marinha Mercante” possui duas grandes publicações: a “Revista Eletrônica”, que sai
trimestralmente, e “O Sextante”, este mensalmente, com notícias das mais variadas sobre marinharia e nosso
setor. O Capitão de Longo Curso Afonso de Almeida Corrêa é o Diretor de Comunicação Social e responsável pelas
publicações.
Um Capitão de Alto Mar (Capitão de Longo Curso), Capitão de Navio (Capitão de Cabotagem), Comandante
(Master) ou Mestre, é um marinheiro de alto grau licenciado que detém o comando e responsabilidade máxima
de um navio mercante. O Capitão é responsável pela operação segura e eficiente do navio – incluindo sua
navegabilidade, segurança, proteção, operações de carga, navegação, gestão da tripulação e conformidade legal 
e pelas pessoas e carga a bordo.
Alguns países estão vacinando os marítimos de outras nacionalidades contra o coronavírus, quando os navios
estrangeiros chegam para operar em suas águas territoriais. São os casos de Estados Unidos e Bélgica. Um
exemplo que tivemos foi da vacinação da tripulação do NT “Abdias Nascimento” quando operou em águas
americanas.
A operadora de navios offshore norueguesa “DOF” assinou contratos no Brasil para dois de seus rebocadores de
manuseio de âncoras. A empresa conquistou contratos por meio de sua subsidiária brasileira “Norskan”. O
rebocador “Skandi Paraty”, com ROV a bordo operado pela “DOF Subsea Brasil”, obteve a prorrogação do
contrato de um ano com a Petrobras até julho de 2022. O “AHTS Skandi Iguaçu” foi contratado pela Equinor sob
um contrato local de utilização em julho e agosto de 2021, disse a DOF.
Incidentes de pirataria e assaltos à mão armada têm aumentado no Estreito de Cingapura. Sabemos que esse
porto tem paradas estratégicas para os navios que vão do ocidente para o oriente. Este colunista sempre está por
lá, levando petróleo crú ou combustível com baixo teor de enxofre. Graças ao bom Deus, nossos navios de
bandeira brasileira não sofreram esses tipos de ataques.
Conforme noticia o site “Portos e Navios”, a Radiomar renova qualificação para serviços do sistema de LRIT.
Aplicação permite compartilhamento de rastreamento de embarcações entre os órgãos governamentais de países
envolvidos na salvaguarda de vida humana no mar. Empresa também enxerga oportunidades de fornecimento de
equipamentos e prestação de serviços na área de defesa.
Os parabéns deste colunista para os aniversariantes do mês de Julho, constante no site “Portal da Navegação”:
Cileno Borges – Guarda Portuário (04/07), Ademir Sobrinho – Almirante de Esquadra da Marinha do Brasil
(06/07), Edson Sabbá – Portal da Navegação (13/07), Carlos Rebelo – Posto Iccar (13/07) e Eduardo Carvalho –
Sindarpa (17/07). Que Deus possa lhes dá benções, saúde, paz e proteções.
A Coluna “Navegação em Foco” do nosso amigo Luiz Omar Pinheiro, sempre tem sua publicação no jornal “O
Liberal” de Belém do Pará, além dos sites “Portal da Navegação” e “Luis Celso News”, todos os domingos, terças e
quintas, sempre com notícias do nosso setor, tendo como compromisso a verdade dos fatos.
A Portaria Nº 156 da “Diretoria de Portos e Costas”, emitida em 29 de Abril de 2021, no seu Artigo 1º descreve:
Considerar que os “Certificados de Competência” (Modelos DPC1031/1033), “Certificados de Proficiência”
(Modelo DPC-1034) e as “Etiquetas de Dados Pessoais da Caderneta de Inscrição e Registro – CIR” emitidos pela
Autoridade Marítima Brasileira vencidos no decorrer do ano de 2020 e os vencidos ou a vencerem em 2021, terão
suas validades automaticamente postergadas para 31 de dezembro de 2021.
Para os tripulantes que realizarem viagem no exterior o parágrafo único do Artigo 1º informa: Os marítimos que
necessitarem realizar viagens ao exterior, enquadrados na situação deste artigo, poderão solicitar, na Capitania,
Delegacia ou Agência de sua jurisdição, a aposição de um carimbo no verso dos seus respectivos certificados,
contendo a referida prorrogação.
Proposta orçamentária do FMM (Fundo de Marinha Mercante) para 2022 seguirá para validação. Conselho diretor
do fundo setorial publicou tabela com detalhamento dos R$ 4,1 bilhões propostos para o orçamento no próximo
exercício. Valor está cerca de 30% abaixo aprovado no LOA 2021. Fonte: Portos e Navios.
O Navio Hidroceanográfico (NHo) “Garnier Sampaio”, o mesmo que é responsável por conduzir a Berlinda na
ocasião do Círio Fluvial efetuou o levantamento hidrográfico no Canal Grande do Curuá, Estado do Amapá, entre
Junho e Julho. Essa área constitui a principal via navegável de acesso a região norte do país. O “Garnier Sampaio”
é subordinado ao “Centro de Hidrografia e Navegação do Norte” (CHN-4). 

(RM) 

(LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

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