ANTAQ apresenta panorama da movimentação dos portos do Arco Amazônico

Coluna Navegação em Foco - Jornal O Liberal

O diretor da ANTAQ, Adalberto Tokarski, destacou alguns
números relacionados ao Arco
Amazônico, composto pelas
instalações portuárias, incluindo as do Pará durante participação no Norte Export, em Belém.
De janeiro a maio, conforme dados do Estatístico
Aquaviário da ANTAQ, as instalações do Arco Amazônico
movimentaram 137,7 milhões
de toneladas, um aumento de
1,33% em relação ao mesmo
período de 2020.
A movimentação geral nos
primeiros cinco meses – sem
minério – alcançou 51,9 milhões de toneladas, registrando uma queda de 3%.
Em relação à soja, foram
movimentados no Arco Amazônico, de janeiro a maio, 27,8
milhões de toneladas, uma
queda de 11,3% em relação
aos primeiros cinco meses de 2020. Já a movimentação de milho cresceu 96%, com cerca de
1,3 milhão de toneladas.
Acerca da exportação de soja
e milho, a movimentação portuária no Arco Amazônico registrou um decréscimo de 8,1%
de janeiro a maio em relação ao
mesmo período de 2020, com
13,8 milhões de toneladas.
O diretor da ANTAQ também
abordou os dados da movimentação geral do setor portuário.
Portos organizados e terminais
autorizados movimentaram
485 milhões de toneladas nos
primeiros cinco meses de 2021,
uma alta de 9,2% em relação ao
mesmo intervalo de 2020.
Durante sua fala, Tokarski
apresentou também dados
da baixa utilização do modal
hidroviário para transportar
cargas.

AUMENTO DO CALADO DA BARRA NORTE É COLOCADO EM PAUTA NO NORTE EXPORT

Almirante Murillo Barbosa, Presidente da ATP, durante a apresentação na Norte Export 2021.

O painel apresentado pelo
Almirante Murillo Barbosa, Presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)
discutiu os desafios do aumento do calado na Barra Norte no
Amazonas. O moderador Edeon Vaz Ferreira debateu o tema
com o Vice-Almirante Valter Citavicius Filho, Comandante do 4º
Distrito Naval; Almirante Edgar
Luiz Siqueira Barbosa, Diretor de
Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil; Leandro Caiaffa,
Prático da ZP-1; e Clythio Backx
van Buggenhout; Presidente do
Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais
Portuários (ABTP).
Na ocasião, discutiu-se a necessidade de estudos para aumentar o calado. Embarcações
partem dos portos do Arco
Amazônico com capacidade
ociosa devido a falta de profundidade dos canais de acesso.
Isto prejudica a de dos produtos brasileiros no
comércio nacional. Os portos
da Ásia precisam de navios que
transportam maior quantidade
de carga, mas para isto, o calado na Barra Norte precisa alcançar a marca de 13,20 metros.
Hoje, está em 11,50 metros, o
que obriga os navios saírem do
Amazonas com 20% de espaço
ocioso, encarecendo o frete.
A Diretoria de Hidrografia e
Navegação da Marinha do Brasil,
comandada pelo Almirante Edgar
Luiz Siqueira Barbosa, e a cooperativa Unipilot da ZP1, que tem à
frente o Prático Leandro Caiaffa,
já estão realizando estudos de
viabilidade. Uma batimetria e
análises da maré em tempo real dentro das especificações da
nova Norman 33/DPC que versa
sobre calado dinâmico vai possibilitar o aumento gradual do calado. Já está autorizado o calado
de 11,70mts, obedecendo janelas
específicas para isso. Além do
aumento do calado, foi frisado a
importância de manter sinalização adequada e batimetrias atualizadas, que são grandes desafios
em uma bacia hidrográfica.

TRANSPORTE DE DERIVADO DE PETRÓLEO NO AMAZONAS

Napoleão (Comandante do Navio Amazônia), Confúcio Nina Ribeiro (Diretor da CNA) e Itamar Vieira (Comandante do Navio Liliana).

Nos anos 60, nascia, na Amazônia,
a Campanha de Navegação da Amazônia (CNA), especializada no transporte
de cargas derivadas de petróleo. A empresa tinha sede em Belém, uma base
muito forte em Manaus/AM e uma frota considerável de balsas e empurradores, além de três navios petroleiros de
pequeno porte e, assim como a Enasa,
quadro próprio de Práticos.
Na época, a CNA era cobiçada pelos
Praticantes de Práticos, afinal, era possível realizarem estágios. Por isso, foi
essencial para a formação de número
expressivo de profissionais na Bacia
Amazônica.
Em novembro de 1975, o Diretor
Geral de Navegação da CNA, comandante Confúcio Nina Ribeiro, realizou
uma viagem de inspeção da frota em
Manaus. No registro que ilustra esta
reportagem, Confúcio está a bordo do
navio “Liliana”, onde podemos ver o
Comandante Napoleão, Capitão do navio “Amazônia”, que também estava
em Manaus.

MARES & RIOS

A coordenação do primeiro
dia do Norte Export, que aconteceu a bordo do FB Almirante
Fortuna I, foi de José Rebelo III e
recebeu muitos elogios de quem
participou do evento. Tudo foi
pensado em detalhes para a excelente acolhida no terminal da
Reicom. Parabéns!
As participações de José Maria Mendonça, vice-presidente da
FIEPA; Flávio Acatauassú, presidente da Amport; e Carlos Xavier,
presidente da FAEPA, engrandeceram o Norte Export. Os debates
foram promovidos para que a
região norte continue crescendo
com o setor do agronegócio.
Hoje, o navio Florestal
“Gaia” atracou no terminal 2
Companhia Docas de Santana/
AP. Pela primeira vez na história
do Porto, dois navios vão operar
simultaneamente para carregar
minério. A operação Portuária
está sendo realizada pela Serveporto. Em breve, voltaremos com
mais detalhes.
A Capitania dos Portos da
Amazônia Oriental (CPAOR), com
apoio do Aviso-Auxiliar “Breves”,-
do Comando do Grupamento de
Patrulha Naval do Norte, promoveu, no período de 14 a 18 de julho, ação de enfrentamento ao escalpelamento, em Curralinho, na
Ilha do Marajó). Foram instaladas
34 coberturas de eixos de motor
em embarcações pelas comunidades ribeirinhas. A ação faz
parte da operação “Verão” 2021.
Ontem foi dia de homenagear os mortos da Marinha em
Guerra. Para o Comandante da
Marinha, Almirante de Esquadra Almir Ganier Santos, “Nesta
data, todos os anos homenageamos esses corajosos marinheiros, que a bordo dos navios da
Marinha do Brasil ou da Marinha
Mercante, componentes do Poder
Marítimo brasileiro, tombaram
na defesa da Nação brasileira,
na luta pela liberdade. O legado
desses homens do mar deve ser
sempre lembrado, reverenciado
e celebrado, permanecendo através dos tempos para seguirmos
em frente, trabalhando juntos na
defesa das nossas Instituições e
da manutenção da soberania do
nosso País.”

(NF) luizopinheiro@globo.com

(LCN)@luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

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