ALMIRANTE TAMANDARÉ. PATRONO DA MARINHA DO BRASIL.

Coluna - CLC - Ricardo Monteiro

Você sabia que o futuro Almirante
Tamandaré estava embarcado como
Praticante de Piloto na Fragata
“Niterói”, que na ocasião foi
designada para ir à Bahia e garantir
o bloqueio do mar para que as tropas
do General Madeira de Mello – fiéis à
Portugal e contra a Independência
proclamada em 07 de Setembro de
1822 – não recebessem suprimentos
e apoio?
Segue parte de um texto da Marinha
sobre tal momento marcante para o
nosso país, pois seria independente,
ou não. Totalmente, ou parcialmente,
dependendo da bravura dos nossos
soldados marinheiros. Em abril, chegou à Bahia a Esquadra
Brasileira comandada pelo Almirante
Conchrane, pronta para dar combate
à Força Naval Portuguesa comandada
pelo Almirante Félix dos Campos. O
encontro das duas esquadras ocorreu
em 04 de Maio de 1823 – o resultado
desse combate ficou indefinido, por
ter ocorrido desobediência dos
marinheiros de origem portuguesa na
Esquadra Brasileira.
Enquanto a Esquadra Brasileira
bloqueava a entrada da “Baía de
Todos os Santos”, apreendendo os
navios que tentavam furar o
bloqueio, as forças de terra
comandadas pelo Coronel Lima e
Silva tornavam ainda mais difícil a
situação em que se encontrava o
General Madeira de Mello, que
impossibilitado de receber apoio
logístico decidiu deixar a Bahia em
02 de Julho de 1823 e retornar a Portugal. No mar, a Esquadra Brasileira deu perseguição ao inimigo até ter a certeza que rumava
para a Europa.
A Fragata “Niterói”, comandada por John Taylor, foi destacada para seguir a Esquadra lusa,
principalmente verificar para onde se dirigia e acompanhou-a até o Tejo, fazendo diversas presas.
Esse grande fato histórico foi repassado a este colunista pelo CLC José Menezes Filho, baseado no
livro “Razões e Paixões do Patrono da Marinha” de Autoria do Almirante de Esquadra Arlindo
Viana Filho.

MULHERES MILITARES SÃO
HOMENAGEADAS EM BELÉM.

No dia 07 de Julho de 2021 foi realizada na “Base
Naval de Val de Cães” (BNVC) a Cerimônia
Comemorativa ao 41º Aniversário do Ingresso
da Mulher nas Fileiras da Marinha.
O evento contou com as participações de Oficiais e
Praças das Organizações Militares da Marinha em
Belém, sediadas no Comando do 4º Distrito Naval
que abrange os Estados do Pará, Amapá, Maranhão
e Piauí.
Na foto, a Capitã de Mar e Guerra (Médica) Mônica
Medeiros Luna, que é a primeira mulher a
comandar uma organização militar na área de
jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval.
A Comandante Mônica atualmente é a Diretora do
“Hospital Naval de Belém” (HNBe).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social – 4DN.

FINALMENTE PARTES CHEGAM A ACORDO PARA
LIBERAR NAVIO QUE BLOQUEOU CANAL DE SUEZ EM
MARÇO.

Um desfecho final se concretizou na última semana. O caso do navio “Ever Given” que bloqueou
o Canal de Suez, no Egito, finalmente foi concluído.
Os proprietários da embarcação e segurados do “Ever Given” disseram no domingo (04/07) que
um acordo formal foi acertado em uma disputa de indenização. A Autoridade do Canal disse que
o navio teria permissão para navegar em 07 de Julho.
A “SCA” (sigla em inglês para Autoridade do Canal de Suez) manteve o gigantesco navio e sua
tripulação em um lago localizado entre os dois trechos da hidrovia desde que foi desencalhado
em 29 de Março, em meio a uma disputa sobre pedido de indenização por parte dessa
autoridade.
O navio porta-contêineres “Ever Given” é de propriedade japonesa. Ficou preso entre ventos
fortes e permaneceu ao longo do canal por seis dias, interrompendo o comércio global.
Após mais de três meses de espera, em 07 de Julho o navio começou a se mover para o norte,
em direção ao Mediterrâneo.

Imagem de 07 de Julho mostra o Ever Given navegando pelo Canal de Suez.

ANIVERSARIANTE

Aniversariou no último dia 12 de Julho, o nosso ilustre amigo e colega
da Turma “Ayrton Senna da Silva”, Sr. Ricardo de Sá Mendonça,
Primeiro Oficial de Náutica.
Entrou para a EFOMM em 1994 e se formou em 1997. Iniciou a
carreira na Fronape. Embarcou um ano e meio no NT “Piquete” e um
ano no NT “Piraí”.
Em 1999, após sair da Fronape, realizou intercâmbio de inglês em San
Diego. Quando retornou, entrou para o quadro de funcionários da
“Maersk”, onde ficou por doze anos e meio. Embarcou primeiramente
no rebocador “Maersk Cutter” como 2ON até 2006.
Promovido a Imediato, foi tirar do estaleiro o rebocador “Maersk
Ventura”. Trabalhou nessa função em embarcações de manuseios de
âncora e supply até 2010.
Em seguida foi promovido a Comandante. Nessa nova função esteve
nos rebocadores “Maersk Ventura” e “Maersk Cutter”.
Em 2012 trabalhou na “Siem Consub”. Atualmente trabalha na frota da
“Norskan”, também em barcos de manuseios de âncoras, na função de
Imediato do “Skandi Chieftain”. Este colunista e a equipe do “Convés
Principal” parabeniza o nobre amigo.

NAVEGANDO

Excelente homenagem realizada pelo Tribunal Marítimo ao Diretor da Procuradoria Especial da Marinha (PEM),
Vice Almirante (RM1) Domingo Sávio Almeida Nogueira, que passou o cargo em 08 de Julho de 2021. Em Sessão
Plenária Extraordinária, nada mais justo o reconhecimento desse Oficial General da Reserva da Marinha que
muito trabalhou em prol do TM, da Marinha do Brasil e de nosso país.
Num passado não muito distante, este colunista teve três informativos que transmitiam notícias de bordo dos
navios por onde passava e homenagens recebidas: o “Infoscar” do NT “Oscar Niemeyer” que teve 80 edições, o
“Mensagem do Mar” do NT “Milton Santos” com 5 edições e o “Gigante do Mar” do NT “Abdias Nascimento”
que teve 65 edições.
O “Gigante do Mar” foi o último informativo, que se encerrou no final de 2019. A finalização ocorreu por motivos
pessoais. Porém as razões para os motivos que levaram a encerrar, essa depois eu conto.
Mensagens chegada à coluna dão conta que uma empresa de navegação, após perder seus oficiais mais jovens,
agora também está perdendo seus oficiais administradores para outras empresas. Por motivos de ética iremos
manter os nomes das pessoas e da empresa em sigilo. Conforme o livro “Este Barco também é seu” do Capitão
de Mar e Guerra D. Michael Abrashoff, da Marinha de Guerra Americana: “uma empresa mal administrada por
maus administradores tende ao fracasso e a falência”.
Ainda do mesmo livro: “Alguns líderes acham que, mantendo as pessoas no escuro, elas mantêm uma boa dose
de controle. Mas isso é uma tolice para um líder e o fracasso de uma empresa”. Recomendo a leitura desse livro
para os administradores e líderes.
Atenciosa mensagem enviada pelo Diretor de Portos e Costas, Vice Almirante Alexandre Cursino de Oliveira à
Presidência e Diretoria da Transpetro pela participação da Capitã de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia por
ocasião do Painel DPC x C-EMOS, cujo tema foi “A Marinha Mercante Brasileira”, ocorrida em 28 de Junho de
2021, conforme noticiamos anteriormente. O que é bom deve ser divulgado.
No mês do Aniversário da Mulher na Marinha, citamos as CLC’s Hildelene, na EGN, e um grande feito da CLC
Isabelle no mar, ainda no Comando. Ambas são formadas no CIABA, a Universidade do Mar.
Em 08 de Junho de 1940, os navios de guerra alemães “Scharnhorst” e “Gneisenau” encontram o cargueiro
britânico “Glorious” voltando da Noruega. O cargueiro e os destróieres que o acompanhavam foram afundados.
Em 10 de Junho a Itália entra na Segunda Guerra Mundial.
No Brasil, durante o longo e ativo período em operações de guerra, pereceram em combate 492 militares da
Marinha. Além destes, tivemos 982 mortos nos 33 ataques do Eixo à nossa Marinha Mercante, totalizando 1474
mortos e desaparecidos na defesa do tráfego nacional.
No dia 12 de Julho ocorreu Cerimônia Militar alusiva ao 107º Aniversário da Força de Submarinos. O evento foi
transmitido pelo “Canal da Marinha” no Youtube. Para quem não assistiu ao vivo, o vídeo pode ser acessado
através do link: https://www.youtube.com/watch?v=0uTvC1lJAW4
A Força de Submarinos foi transferida para o Complexo Naval de Itaguaí. A Cerimônia teve a presença do
Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de outras autoridades navais.
Um passarinho contou a este colunista que o inquérito administrativo da Transpetro sobre o incêndio no NT
“João Cândido” foi finalizado. Segundo o inquérito, não houve nenhuma culpa da Tripulação e nem falha
humana. Pelo contrário, o navio sob o meu Comando foi salvo graças à presteza, treinamento e força de vontade
dos tripulantes.
A Coluna “Navegação em Foco” do nosso amigo Luiz Omar Pinheiro circula todos os domingos, terças e quintas
no jornal “O Liberal”, no “Portal da Navegação” e no “Luis Celso News” com muitas notícias sobre o nosso setor.
Ele é Prático da ZP1, no Rio Amazonas.
Outra grande coluna que temos é a do Sr. Edson Sabbá, filho do nosso saudoso Alyrio Sabbá. Sua coluna circula
todas as quintas no “Portal da Navegação”.
Na última segunda-feira (12/07), os marítimos residentes em Belém foram vacinados conforme prioridade
estabelecida em lei federal. Isso ocorreu graças ao esforço do “Sindmar” (Sindicato dos Oficiais e Eletricistas da
Marinha Mercante) com sua Delegacia em Belém. O CLC Darlei Pinheiro, com sua habitual presteza, conseguiu
junto aos órgãos responsáveis que tal vacina fosse aplicada.
A vacinação dos Marítimos ocorreu na própria sede do Sindmar em Belém. O CLC Darlei Pinheiro entrou em
contato com este colunista, solicitando o comparecimento. Por uma sorte do destino, já tinha sido vacinado pela
idade. Com certeza a vacina será direcionada para outro colega do mar. Para o CLC Darlei fica o efusivo BZ da
coluna.
Muitas pessoas brincam com o perigo. Sabemos que o mar e os rios não perdoam falhas. No último domingo
(11/07) uma embarcação com mais de 1600 pessoas foi apreendida em Belém, que ia com destino a Ilha do
Combu para uma festa. Além de desobedecer às normas do Decreto Estadual 800/2020 sobre aglomeração e
combate ao Covid-19, a balsa estava com quase o triplo de sua capacidade máxima (600 pessoas). A Marinha do
Brasil e o Grupamento Fluvial (GFlu) agiram para que o pior não acontecesse. Segurança da navegação é dever de todos.

(RM)

(LCN) @luiscelsonews

luiscelsoborges@hotmail.com

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