Mapa proíbe pesca e comercialização da piracatinga em todo o Brasil

Canal Rural

O peixe de água doce Calophysus macropterus, também é conhecida como piracatinga, pintadinha, douradinha, piranambu ou urubu-d’água

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) proibiu a pesca e comercialização da piracatinga durante o período de um ano. De acordo com a Portaria SAP/Mapa nº 271, de 1º de julho de 2021, está proibido a pesca, a retenção a bordo, o transbordo, o desembarque, o armazenamento e o transporte em águas jurisdicionais brasileiras, e, em todo território nacional.

A piracatinga, também conhecida como pintadinha, douradinha, piranambu ou urubu-d’água da espécie Calophysus macropterus é um peixe de água doce, normalmente encontrada na bacia amazônica.

Devido às técnicas de pesca dessa espécie, que utiliza resíduos de animais como isca, implica o desenvolvimento e implementação de medidas de gestão eficientes para manutenção da exploração sustentável da piracatinga, com respostas positivas para a atividade pesqueira tradicional e diversidade biológica amazônica.

Durante o prazo estabelecido na Portaria nº 271, a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura,  deverá publicar e implementar o plano de ação estratégico, norteador das medidas e ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável da atividade pesqueira da espécie Calophysus macropterus e avaliar os efeitos da moratória.

A moratória não se aplica para a captura da espécie com fins de pesquisa científica, desde que autorizada pelo órgão ambiental competente, e para a pesca de subsistência (limitada a 5 kg da espécie por pescaria para consumo da família do pescador).

O ministério informa que o descumprimento da moratória levará a sanções penais e administrativas.

Fonte: Canal Rural

(LCN) @luiscelsoborges

luiscelsoborges@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios