Painel “A Marinha Mercante Brasileira” marca retorno dos Oficiais-Alunos do C-EMOS às atividades presenciais

Oficiais-Alunos do C-EMOS retornam às atividades presenciais

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, proferiu, em 28 de junho, a Palestra “A Marinha Mercante Brasileira” para os alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) da Escola de Guerra Naval (EGN). O painel, realizado no Auditório Tamandaré, marcou o retorno das atividades presenciais do curso que, devido à pandemia do novo coronavírus, estavam sendo realizadas a distância.
Durante a sua apresentação, o Vice-Almirante Cursino discorreu sobre o papel da Autoridade Marítima e as atribuições da Diretoria de Portos e Costas no que diz respeito ao Ensino Profissional Marítimo; a importância da Organização Marítima Internacional (IMO) e a Legislação Marítima Brasileira; as vantagens do modal hidroviário na matriz de transporte, dentre outros temas.
O Diretor da DPC também apresentou novas perspectivas para os próximos cinco anos, destacando o e-Navigation, como “conceito” que contemplará ampla gama de sistemas e serviços integrados de informação, relacionados à navegação. O propósito é a redução de erros, tornando a navegação nas áreas marítimas e nas vias navegáveis interiores mais confiável, eficiente e segura.
A Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, primeira Oficial da Marinha Mercante a comandar um navio, acompanhou o Diretor de Portos e Costas e participou do período de debates retirando dúvidas sobre os desafios e perspectivas existentes na Marinha Mercante brasileira.

Fonte: ASC – MB.

(LCN) luiscelsoborges@hotmail.com

Twitter: @luiscelsoborges

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios