Práticos tem ponto de apoio 24h em Vista Alegre

Coluna Navegação em Foco, Jornal O Liberal

Para que os práticos atendam com segurança
e pontualidade os navios que acessam os canais
do Espadarte, no Rio Pará, e do Quiriri, no Marajó, essenciais para o acesso aos complexos portuários de Belém e Vila do Conde, por exemplo, tem
a disposição infraestrutura operacional 24 horas
por dia, 7 dias por semana.
A Empresa de Praticagem da Barra do Pará,
com atuação na ZP-3 , mantém uma Base Operacional e um Centro de Operações na comunidade de Vista Alegre, no município de Marapanim,
a 172 km da capital paraense. O presidente da
Praticagem, Leonardo Claro, é um entusiasta das
bases de apoio e está à frente da gestão.

GRUPO SERVEPORTO SE PREPARA PARA ALTA SE PREPARA PARA ALTA

Com alta demanda, o Presidente do Grupo Serveporto
Ronaldo Lopes e Diretor Financeiro Ronaldo Júnior recebe
o Gerente da filial, em Macapá, Rubem Rocha.

O presidente do grupo, Ronaldo Lopes, e o diretor financeiro, Ronaldo Junior, reuniram-se com o gerente da filial
de Macapá/AP, na última sexta-feira, para planejar as operações do Grupo no Porto de
Santana, no estado do Amapá.
No segundo semestre, são esperados volumes de embarque
em torno 500 mil toneladas de
minério de ferro e outras 500
mil toneladas de grãos.
Com esses números, o Porto de Santana terá uma participação expressiva no volume
de cargas embarcadas pelos
portos do Arco Amazônico.
O grupo, que tem sede em Vila do Conde, presta serviços
de agenciamento marítimo,
operações portuárias, limpeza de porões e soluções em
shipping.

GIGANTES DO AGRO SE UNEM
EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA

A notícia foi muito bem
recebida pelo setor de navegação. As tradings Amaggi,
Louis Dreyfus Company, Cargill, Archer Daniels Midland
se juntaram ao TIP Bank para
criar uma empresa de logística e pagamentos de fretes
rodoviários do agronegócio,
avançando em um segmento
importante para captar margens de negociação de grãos.
Com o surgimento da empresa, haverá um aumento
em relação ao volume de cargas para o Arco amazônico,
ou seja, irá trazer benefícios
com o possível aumento de
embarques no Arco Norte.
A nova empresa, que terá
o nome anunciado em breve,
buscará dar mais eficiência e
transparência à logística do
agronegócio, setor que movimenta anualmente cerca de
R$48 bilhões no país.
Com o acordo, que será
submetido à aprovação do
Conselho Administrativo de
Defesa Econômica (Cade) e seguirá para aprovação do Banco Central, as companhias
do agronegócio já contam
com cerca de 100 mil caminhoneiros e transportadoras
cadastradas.

MARES & RIOS

O Presidente da AMPORT, nosso amigo Flavio
Acatauassú, está em primeiro no ranking nacional de Classe Laser, categoria Grand Master, após
a realização da 1ª Etapa
do Campeonato Paraense,
este mês, em Barcarena.
Agora, Acatauassú se prepara para o Campeonato
Centro-Oeste, em julho, no
Lago Paranoá, em Brasília.
Vale ponto para o ranking
nacional. Boa prova!
A Coluna registra o
recebimento do Periódico
Informativo do 2º Batalhão
de Operações Ribeirinhas,
do Corpo de Fuzileiros
Navais, que está sendo
elaborado pela Assessoria
de Comunicação Social do
Batalhão comandado pelo
Capitão de Fragata Fuzileiro Fábio Felix.
A seção “Recordar é Viver” que publicamos todas
as quintas-feiras está sendo
muito bem recebida pela comunidade marítima. Amanhã, vou me reunir com uma
equipe de peso formada
pelos Comandantes, Edson
Sabonete, Antônio Lemos,
Hamilton Pegado e Itamar
Vieira para analisarmos novas fontes riquíssimas de
história. Aguardem!
A Marinha do Brasil
está apoiando a campanha
de vacinação contra Covid-19. Uma equipe a bordo do navio Aviso-Auxiliar
“Breves” foi destacada para ser usada como posto
de vacinação no Terminal
Hidroviário “Ruy Barata”,
recém construído na praça
Princesa Isabel, em Belém.
A ação faz parte das atividades do Comando Conjunto Norte em parceria
com a Sesma.
A Comunicação da Marinha tem um “trio de ouro” que merece reconhecimento. Formado pelas Tenentes Carolina (CPAOR),
Laisa (CIABA) e Ohana
(COM4DN), é essencial para que as ações da Marinha
cheguem até à sociedade.
São safas!
O local de menor
profundidade do rio Jari,
afluente da margem esquerda do rio Amazonas,
que limita o calado para
os navios que se destinam ao Porto Munguba,
chama-se canal do “Paga
Dividas”. Reza a lenda que
lá funcionava um posto do
dono das terras, Coronel
José Júlio. Ninguém que
estivesse devendo seguia
viagem…

luizopinheiro@globo.com

 

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