Conttmaf cobra esclarecimentos sobre início da vacinação de aquaviários

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Aéreos na Pesca e nos Portos – Conttmaf encaminhou um ofício para a Coordenadoria do Programa Nacional de Imunizações – PNI do Ministério da Saúde com considerações a respeito do recente Informe Técnico acerca do calendário de vacinação contra a Covid-19.

A Organização Sindical Marítima argumentou que no anexo n.º 1 do Informe de 19 de janeiro deste ano e no anexo n.º 2, publicado quatro dias depois, os trabalhadores em transportes aquaviários constavam na descrição dos grupos prioritários recomendados para vacinação, o que não ocorreu no comunicado da última semana.

A entidade sindical registrou que os trabalhadores aquaviários aguardam melhor divulgação das informações e o início, de fato, da vacinação com prioridade no PNI em todo o território nacional.

Em matéria veiculada no G1, a coordenadora do PNI, Francieli Fontana, chegou a afirmar que o Plano tem uma continuidade e esclareceu que a imunização das pessoas de fora dos grupos prioritários depende da conclusão do atendimento de cada município às pessoas com comorbidades e aos professores.

De acordo com a publicação, a vacinação vai ocorrer de forma paralela entre as categorias prioritárias já estabelecidas – conforme relação abaixo – e os novos grupos que surgirem, como aqueles divididos por faixa etária.

Independentemente do divulgado pela mídia, a representação sindical espera um retorno da Coordenadoria do PNI com a garantia de que as orientações de prioridade dos trabalhadores aquaviários na campanha de vacinação serão respeitadas.

Grupos prioritários:

  • grupo 20: forças de segurança e salvamento e Forças Armadas (na 11ª etapa da Campanha iniciou-se a vacinação escalonada desses trabalhadores, restrita aos profissionais envolvidos nas ações de combate à Covid-19);
  • grupo 21: trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
  • grupo 22: trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
  • grupo 23: trabalhadores de transporte aéreo
  • grupo 24: trabalhadores de transporte aquaviário
  • grupo 25: caminhoneiros
  • grupo 26: trabalhadores portuários
  • grupo 27: trabalhadores industriais
  • grupo 28: trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios