Navio-Auxiliar Pará apoia distribuição de alimentos e materiais de higiene em municípios do Marajó

Coluna Navegação em Foco, Jornal O Liberal

O Navio-Auxiliar “Pará”
foi uma das embarcações subordinadas ao Grupamento
de Patrulha Naval do Norte,
do Comando do 4º Distrito
Naval, responsável pela logística de entrega de 4 mil
cestas básicas e 400 kits de
materiais de higiene pessoal
em municípios do arquipélago do Marajó.
A ação fez parte da terceira etapa da Operação “Pão da
Vida”, do Programa “Abrace
o Marajó”, de iniciativa do
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH).
A cerimônia de entrega
dos Kits à prefeitura de Portel
foi realizada no próprio Navio
-Auxiliar “Pará” e foi presidida pela gerente de Projetos
do MMFDH, Marisa Romão.
A Solenidade teve a participação do Comandante do 4º
Distrito Naval, Vice-Almirante Valter Citavicius Filho e do
prefeito Paulo Ferreira. Nesta
operação, o Navio-Auxiliar
tinha no comando o Capitão
de Corveta Felipe Michael de
Lucena

GLAMOUROSA VIAGEM EM UM LENDÁRIO
NAVIO DA FROTA BRANCA

Como anunciado, a seção “Recordar é Viver” tem,
a partir da edição de hoje,
duas reportagens. Começo
por uma viagem do Navio
“Augusto Montenegro”, que
se encontra adormecido à
margem da Baía do Guajará,
perto do píer do antigo estaleiro da Enasa, na avenida
Artur Bernardes.
Sempre que escrevo sobre
os Navios da Frota Branca da
extinta SNAAP, refiro-me a
eles como “lendários”. Infelizmente, o casco da embarcação está se deteriorando
e virando sucata. Só é visto
quando a maré está na baixa
mar. Uma Pena.
A viagem, registrada na
foto, aconteceu em 1966, no
trecho entre Belém e Porto
Velho, no Rio Madeira. O elegante Prático
Raimundo Rebelo Filho está sentado na
asa de bombordo do “lendário” Augusto
Montenegro. A tripulação trabalhava de
branco e fazer parte dela em serviço neste
navio era um privilégio. Lembro do glamour que era viajar na primeira classe.
Além do conforto dos camarotes, menu
com pratos deliciosos e noite animada no
rio Amazonas.

UMA NOITE MEMORÁVEL
NO IATE CLUBE DO PARÁ

Em março de 1989, a extinta Associação de Praticagem da Bacia Amazônica
(APBAM), reuniu, na sede do Iate Clube do
Pará, a comunidade Marítima de Belém
para participar de um jantar de despedida para o Vice-Almirante Hernani Goulart
Fortuna, que estava deixando o Comando
do 4º Distrito Naval, e de boas-vindas ao
sucessor, o Vice-Almirante Sergio Alves
Lima. Foi uma noite agradável e, porque
não dizer, memorável.
A passagem de Comando foi presidida,
no dia seguinte, pelo Almirante de Esquadra Renato Miranda de Correa, Comandante de Operações Navais que também
prestigiou o evento.
Presentes na foto da esquerda para direita estão: Vice-Almirante Eugenio Frazão, Tenente Paraense, que serviu na então CPPA;
Luis Otavio Campos na época Presidente do
SINDARPA; Sabino de Oliveira, do Grupo
Sanave; Einar Dantas, o primeiro Prático do
Norte a ser agraciado com as medalhas do
Mérito Naval e Mérito Tamandaré; Vice-Almirante Sergio Alves Lima; Vice Almirante
Hernani Goulart Fortuna; Prático Álvaro
Carvalho; Almirante de Esquadra (CON) Renato Miranda Monteiro; Prático Jose Maria
Carvalho, presidente da APBAM; e Prático
Francisco Rosseti .
Vale destacar que os Vice-Almirantes
Sergio Lima e Hernane Fortuna alcançaram o posto máximo da Marinha do Brasil
de Almirante de Esquadra.

MARES & RIOS

Além do Navio-Auxiliar “Pará”,
também participaram da Operação
“Pão da Vida” o Aviso de Patrulha
“Tucunaré” e a Lancha de Operações
Ribeirinhas Blindada “ Amazonas”,
também subordinadas ao Grupamento de Patrulha Naval do Norte, comandado pelo CMG Alessander Felipe
Imamura Carneiro. Além de Portel, a
Operação também atendeu o município de Melgaço.
A boa administração de Rubem
Rocha, gerente-geral da Serveporto
Group, de Macapá/AP, tem feito com
que a agência de navegação se destaque no atendimento de navios no estado vizinho. Vale destacar que Rocha
também esta a frente da Marships, empresa fundada pelo saudoso pai, Rubem Natal, pioneiro em agenciamento
na capital amapaense.
Necessária a reportagem exibida
pelo programa “Domingo Espetacular”,
da Record TV, que mostrou a missão
da Marinha do Brasil na fiscalização
de pescadores clandestinos e navios
estrangeiros invadindo águas territoriais brasileiras e causando prejuízos
econômicos e ambientais em nossas
duzentas milhas de mar territorial.
O Porto de Santana, no Amapá,
retornou os embarque de minério de
ferro no Porto Publico CDSA, antigo
Portobrás. Até o momento, já foram realizados um total de seis embarques. O
ultimo navio que operou no Porto, dia
08 de Maio, bateu recorde de tempo e
quantidade de carga embarcado.
Essa operação foi realizada no
Navio Medi Brisbane, de bandeira liberiana, com destino à China. Foram
embarcadas 49,5 toneladas de minério
de ferro em 60 horas Os embarques
no Porto de Santana são de responsabilidade do Grupo Dev Mineração, e o
agenciamento marítimo e operação
portuária realizados pela Serveporto.
O nível médio do Rio Amazonas
na régua de Santarém marcou 8.02
metros ontem. Estando cada vez mais
próximo da maior cheia verificada,
que aconteceu no ano de 2009, com
8.18 metros. Com esta altura da régua,
as principais ruas da orla de Santarém
estão inundadas. Domingo, daremos
destaque a essa situação.

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