O Prático e a Manobra

A manobra de Praticagem ocorre nas proximidades do berço onde será atracado o navio ou de onde será desatracado. A manobra de atracação ou desatracação consiste na movimentação lateral ou longitudinal, assim como o giro do navio no interior do estuário, por seus próprios meios ou com o auxílio de rebocadores. Durante a manobra, o prático coordena as equipes de terra, que farão o trabalho de posicionamento e amarração do navio, a tripulação dos rebocadores, que atuarão sempre a partir das instruções do prático, e do próprio navio, cujo comandante transmite as ordens estabelecidas em conjunto com o prático. No momento da manobra o efeito de ventos e correntes é máximo, mesmo que de pequena intensidade. A proximidade do cais, a dimensão dos navios e a magnitude das forças envolvidas fazem da manobra o momento de maior risco. O serviço de Praticagem se ocupa, enfim, da minimização dos riscos envolvidos na navegação e nas manobras de navios em águas confinadas ou restritas. (Fonte: https://www.sppilots.com.br/?act=PRAT)

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